Saturday, May 2, 2015

ALÔ, CRIANÇADA. O BOZO NÃO CHEGOU! (click here for english version)



Na última semana escrevi sobre circos e palhaços. Esta semana decidi prosseguir no tema. Às vezes, gosto de pensar, em quais estratégias de marketing a Philips brasileira poderia ter adotado para aumentar a vida do nosso Odyssey. Então, senta que lá vem história. Anos atrás, um pequeno sitiante  ao cavar um pé de bananeira encontrou uma estranha pedra e ao mostra-la em um bar espalhou-se a noticia de se tratar de ouro. Em duas semanas, a Serra Pelada, serra brasileira localizada no sudeste do estado do Pará já tinha garimpeiros do Brasil inteiro.
Não pretendo me aprofundar na história, sobre a qual poderão saber mais sobre ela no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_Pelada. O interessante para nós, é pensar que como um fato como este poderia fazer parte da história dos videogames por aqui. O fato é que no ano de 1982, Os Trapalhões, um grupo de humoristas, que apresentavam na TV um programa homônimo de grande sucesso, resolvem lançar o filme "Os Trapalhões Na Serra Pelada", filme que ainda hoje está na lista dos 10 mais assistidos em nosso país. É sempre adorável ver estas incríveis coincidências, e no mesmo ano era lançado no mercado norte-americano o jogo "Pick Axe Pete", jogo que na época foi considerado por muitos o melhor do console e que pela sua mecânica única também o incluo entre meus prediletos. Pick Axe Pete passava em uma mina e o objetivo do jogo era enriquecer ao máximo. O jogo parecia mesmo ter sido baseado no filme, vale citar que ao invés do tradicional homúnculo padrão Ed Averett usou uma sprite para o personagem principal e seu caminhar, não sei se por acreditar que aquele personagem era mesmo o Didi, remetia ao andar do trapalhão. Tudo aconteceu de forma  perfeita para que a Philips do Brasil transformasse "Pick Axe Pete" em "Didi Na Mina Encantada". Perfeição maior, só se o The Voice tivesse sido lançado por aqui, e tivessem incluído alguns dos inúmeros bordões famosos de Didi, nos intervalos entre as fases . Uma publicação especializada da época escreveu em um de seus artigos que poderia surgir uma parceria entre a Philips e a Renato Aragão Produções e novos títulos envolvendo Didi poderiam surgir. Mas, como sabemos, isto nunca aconteceu e nem consigo imaginar na gameteca Odyssey outro título que serviria a este propósito. Porém havia um outro jogo e um outro personagem tão popular quanto Didi que poderia ter feito parte da história do Odyssey, o palhaço Bozo. Penso que com Didi e Bozo a Philips teria em suas mãos os dois maiores ídolos da molecada na época. Houve um tempo em que o palhaço, em seu programa, promovia disputas do jogo Interlagos. Imaginem-no promovendo seu próprio jogo no programa. Outra aspecto favorável da inclusão do Bozo na gameteca Odyssey é que ele poderia trazer aquilo que "Didi" não pode, um personagem reconhecível.
 A seguir, uma modificação que fiz no jogo Malabarista, transformando o palhaço genérico no "Maior Palhaço do Mundo!" Acredito, na pior das hipóteses, que este não seria um dos jogos mais difíceis de serem encontrados por aqui. Você concorda, ligue: (11) 236 0873*. Para finalizar, tive a oportunidade de ir ao programa do Bozo um dia e num esforço heróico consegui tocar sua vasta cabeleira abóbora, algo que não esquecerei 8^)


ENGLISH



Last week I wrote about circuses and clowns. This week I decided to continue the theme. Sometimes I like to think, in which marketing strategies Brazilian Philips could have adopted to increase the life of our Odyssey. So you sit there comes history. Years ago, a small farmer to dig a banana foot found a strange stone and shows it in a bar spread the news of whether it is gold. In two weeks, the Serra Pelada, Brazil hills located in the southeast of Pará state had prospectors from all over Brazil. I not intend to delve into history, on which to learn more about it in the link: https://en.wikipedia.org/wiki/Serra_Pelada. The interesting thing for us is to think that as a fact like this could be part of the history of video games here. The fact is that in 1982, "Os Trapalhões", a group of comedians, who had an eponymous TV program of great success, they decide to release the film "Os Trapalhões Na Serra Pelada" a film that still ranks among the 10 most assisted in our country. It's always lovely to see these amazing coincidences, and the same year was released in the North American market the game "Pick Axe Pete" game which at the time was considered by many the best of the console and for its unique mechanical I also include it among my favorites. Pick Axe Pete went on a mine and the object of the game was to enrich the fullest. The game seemed to have been based on the movie, it is notable that rather than the traditional standard homunculus  Ed Averett used a sprite for the main character and his walk,  I do not know whether to believe that the character was even Didi, but the way of it walks remindes me him. Everything went perfectly for Philips in Brazil transformed "Pick Axe Pete" in "Didi Na Mina Encantada " Greater perfection, only The Voice had been launched here, and had included some of the many famous catchphrases of Didi, in the intervals between the phases. A specialized publication of the time wrote in one of your articles that could emerge a partnership between Philips and Renato Aragão (aka Didi) Productions and new titles involving Didi could arise. But as we know, this never happened and I can not imagine the   Odyssey library another title that would serve this purpose. But there was another game and another character as popular as Didi that could have been part of the history of the Odyssey, Bozo the Clown. I think with Didi and Bozo Philips would have in his hands the two largest kids idols at the time. There was a time when the clown in your program, promoted Spin-Out game disputes. Imagine in promoting their own game in the program. Another positive aspect of the inclusion of Bozo the game library Odyssey is that it could bring what "Didi" could not, a recognizable character.
Next, a modification that I made the game Malabarista, transforming the generic clown in "World's Greatest Clown!" I think, at worst, it would not be one of the hardest games to be found here. You agree, call: (11) 236 0873**. Finally, one day, I had the opportunity to go to the show of Bozo  and with a heroic effort I could touch his full head of pumpkin hair , something I will not forget 8 ^)




*O palhaço Bozo foi tão famoso no início dos anos 80, que muitos ainda lembram o número do telefone de participação no programa. 
**The clown Bozo was so famous in the early 80s, which many still remember the phone number for the program.

6 comments:

TomBeck said...

Sorry Rafael, but I really didn`t know anything about your great Didi or Bozo. But what I know is, that I love the sprite from PickAxe Pete. The game itself is of course one the higlights in our library. When I saw this game, I must laugh when I saw how he walk and when he show the ladder the nose, when he not want to use they, or when he sit of the ground when he or better I play not good enough. Pete looks really funny.

Too bad, that there is maybe no PickAxe Pete 2! The scrolling was so fantastic.

And your Bozo look also funny with his burning red hair!

RFBK said...

Olá Rafael.

Bem legal o jogo. Vai sair em breve ?
Tenho interesse.

Uma sugestão.....

Tenho acompanhado o fórum Videopac / Odyssey e vi suas postagens e de outros membros.

E se ?

Fosse feito uma espécie de votação para os escolher os novos jogos a serem lançados….
Coloca-se em votação tipo 10 jogos de outras plataformas a serem realizados no Odyssey.
Isto pelo menos garantiria mais compras destes cartuchos quando forem lançados.

Indo um pouco mais adiante....
Bom, pelo que vejo no fórum, temos muito poucos programadores e muitos apreciadores do Odyssey, porque não uma compensação financeira para estimulá-los a produzir os jogos

Vejo vários falando no fórum que estão sem tempo.... e poucos de fato programando.
Dispor de seu tempo livre pra programar o que gostam é melhor ainda se for remunerado.

Pode ser um Paypal donate, o jogo que receber o maior volume de recursos será realizado em um período de tempo X e os outros subsequentemente.
O programador que for responsável pelo jogo recebe os recursos quando o jogo for lançado.

Obs. : Minha escolha seria uma versão do The Castle ( que foi lançado no MSX e varias outras plataformas em 1985 - 1986), obviamente entendendo as limitações do Odyssey.

Rafael Cardoso said...

Hi Tom,

PAP man sprite is really nice 8^)
They should had used more sprites to represent men in games, for instance, on Monkeyshines the jump of "not so articuled" O2man looks strange, sadly, on this game all sprites was used for monkeys. Bozo is in fact a north american clown https://en.wikipedia.org/wiki/Bozo_the_Clown, but he was very successful, here. Yes, I also like to see PAP2 released, for sure it will be a great game, who knows Ted back to it one day, we all hope it 8^)

Rafael Cardoso said...

Olá RFBK,
Você está falando sobre o jogo do Bozo? Não o fiz com intenção de lança-lo, a idéia foi realmente ver se a Philips poderia ter feito algo como descrito no artigo e quem sabe prolongar a vida do Odyssey por aqui. O grande problema de uma votação é que acho que cada programador tem seus próprios ideais quanto ao que fazer. Eu, normalmente gosto de tentar criar algo exclusivo para o console, pois acho que isto tem muito a ver com a história do console e com a própria história dos videogames na época. Você ia a casa de um amigo que tinha Atari e ele estava jogando Sea QUest, ia a casa de um amigo que tinha Intv e ele estava jogando Astromash e quando eles iam a sua casa você jogava Didi. Esta é a parte que gosto nesta geração de consoles,cada um tinha sua "cara". Há outros programadores que gostam mais de fazer jogos arcades, como nosso amigo Ivan que recentemente lançou o ótimo Death Race. É claro, que eu gostaria de fazer um ou dois jogos já conhecidos, um deles é Burgertime, acho que já mencionei em algum lugar que acho o jogo muito criativo, mas ainda é um pouco complicado pra mim. Outro projeto no qual estou trabalhando (lentamente)se chama BoomBox, que na verdade é o conhecido Sokoban. Decidi trabalhar neste game pois acho que o Odyssey necessita de mais puzzles e a parte difícil de se criar algo original não está no conceito e sim na criação dos níveis.

RFBK said...

Agradeço pela sua resposta.
Eu como sempre, tento monetizar e aumentar a escala das coisas.
O pessoal que está programando os jogos faz por pura diversão e prazer, sem intuito comercial, embora existam os que monetizam no final das contas (packrat, 2600 connection, revival etc...)
Uma pergunta pessoal, se me permite, você é de fato um programador com formação específica em TI / informática etc.... ou aprendeu a criar os jogos por conta própria ?
Cheguei a pensar em me aventurar a tentar programar (também por pura diversão), mas novamente o tempo é o grande fator limitador.
Vi nos fóruns que tem postagens suas sobre programação, se não me engano, desde 2008 e seus primeiros jogos começaram a aparecer por volta de 2012, portanto me parece que não deve ser nada fácil...

Bom, agradeço pela sua atenção e lhe desejo muito sucesso.
Que venham muitos novos jogos no futuro.

Rafael Cardoso said...

Sim, a maioria faz por paixão ao console, mesmo porque o Odyssey é um console que não tem tantos fãs, assim. Na verdade eu até recebo um pouco, mas é mais pelos reparos, acaba-se tendo muita perda de equipamento quando se faz um jogo. Na última vez, quando estava fazendo o jogo Happy Bird, pretendia colocar música com o Voice, mas meu The Voice quebrou e tive que abortar. Não, não tenho formação e TI, programar Odyssey era um sonho de infância, tive que correr atrás e lutar para aprender, para não ser injusto, não gosto de citar nomes, muita gente me ajudou, mas eu também seria injusto se não mencionasse que sem o René isto não teria acontecido. Não sei dizer o quão difícil é programar Odyssey, penso que algumas pessoas tem uma aptidão mais natural para certas coisas que outras. No meu caso, acho que tive que lutar contra minha natureza. Na verdade, no começo eu tinha um certo medo de seguir adiante num projeto, medo de estragar o que eu já tinha feito, por isso o primeiro jogo demorou.